Se você vai viajar para os Estado Unidos, saiba que precisa solicitar o visto americano primeiro. Já que o país é um dos que obrigatoriamente precisa-se de visto aprovado para embarcar. Saiba que o processo é burocrático, por isso se planeje com antecedência, para evitar atrasos.
Lembre-se de evitar comprar passagens antes da retirada do visto. Afinal, caso a solicitação seja negada, você pode ter dores de cabeça para cancelar o voo. Então, se está precisando tirar este documento, leia nosso artigo e descubra o passo a passo de como tirar seu visto americano.
O que é visto?
O visto nada mais é que uma autorização, que te permite entrar em outros países. Então, a solicitação deve ser feita bem antes do embarque no voo. Dependendo do tipo de visto, você pode exercer determinadas atividades no país e permanecer um tempo definido nele.
Os Estados Unidos é um dos países que obrigatoriamente você precisa do visto para entrar. Se quiser conhecer países em que você não precisa da burocracia do visto, leia este outro artigo: VISTO PARA BRASILEIROS: CONHEÇA OS LUGARES QUE É POSSÍVEL VIAJAR SEM VISTO.
Tipos de visto americano
Antes de qualquer coisa, você precisa definir o objetivo da sua viagem. Pois, existem muitos tipos de vistos americanos e isso determinada as atividades possíveis no país. Então, vamos te apresentar os mais comuns.
B-1: Visitante a negócio
Se sua intenção é ir para o Estado Unidos para fazer negócios para empregadores não americanos, este é o visto para você. Mas, este visto não é válido para trabalho, ou seja, a visita não será remunerada por nenhuma fonte americana.
B-2: Visitante a passeio
Agora se você quer passear pelo país e curtir suas riquezas, deve tirar o visto de turista. Mas, lembre-se que você não poderá trabalhar, estudar só se a carga horária dos cursos forem baixas. Geralmente, a permanência no país é de 6 meses para esse tipo de visto americano, dependendo do oficial de imigração. O visto tem validade de 10 anos, então dá para visitar bastante antes de ter que refazer o processo.
C-1: Trânsito
Mas, se seu propósito é apenas utilizando portos e aeroportos dos Estados Unidos, precisa tirar o visto de trânsito. Ou seja, só para quem está de “passagem” pelo país.
F-1/F-2: Estudante
Para pessoas admitidas por alguma instituição escolar, seja colégio ou universidades, aprovada pelo Serviço de Imigração.
Uma das exigências é seja comprovado o vínculo com seu país de origem. Ou seja, você precisa provar que ao final do curso, tem para onde voltar.
Além disso, o estudante precisa comprovar que possui condições financeiras suficientes para se sustentar no país, sem que tenha que trabalhar lá.
J-1/J-2: Programa de intercâmbio
Os dois vistos são para programas de intercâmbio. Servem para pessoas já aceitas em algum dos programas de intercâmbio americano. O programa inclui pessoas que pretendem realizar uma função pré-combinada, treinamento, especialização, pós-graduação, ou uma pesquisa patrocinada por uma instituição de ensino ou sem fins lucrativos.
Passo a passo de como tirar seu visto americano
Ademais, agora que você já descobriu qual tipo de visto americano você deve solicitar, siga o passo a passo de como tirar o visto.
1. Preencha o formulário de visto americano DS-160
O primeiro passo é preencher o formulário de visto DS-160, que se trata de um documento oficial do Consulado Americano para solicitação do Visto Americano. Neste passo você precisará fornecer todos os seus dados, então muita atenção.
O formulário pode ser respondido em Inglês ou na língua nativa, que no nosso caso é o Português. O formulário é achado no site Oficial do Consulado Americano para Aplicação Eletrônica.
VAI VIAJAR SEM FALAR INGLÊS? DESCUBRA COMO É POSSÍVEL
Serão necessários preencher todos seus dados, como RG e CPF, escolher o consulado brasileiro em que será feito o processo e detalhes da viagem.
Não esqueça de anotar o ID (número de identificação da sua solicitação), é com ele que você recupera os dados, caso a página expire.
2. Pague a taxa de emissão do visto americano
Depois de concluir o formulário, você deverá pagar uma taxa de emissão de U$160 dólares (valor em 2019). O valor pode ser pago via boleto ou por cartão de crédito. Mas, o recomendado é fazer via cartão de crédito, porque o mesmo têm confirmação instantânea de pagamento. E assim, você consegue continuar o processo.
3. Agendamento do atendimento e da entrevista
Depois do pagamento ser aprovado, está na hora de agendar sua visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). Escolha o mais próximo a você, porque terá que comparecer. O agendamento é feito no site da CASV.
Geralmente, será necessário fazer uma visita ao CASV e ao Consulado Americano. Normalmente, a entrevista é feita no Consulado, dependendo da cidade em que você está fazendo o seu visto americano.
No dia marcado, compareça ao CASV com os documentos necessários, a fim de comprovar os dados escritos no formulário. Documentos necessários para levar no dia, para a coleta de dados da CASV:
• Passaporte;
• Comprovante de pagamento da solicitação;
• Formulário DS-160 finalizado.
No entanto, se você não possui passaporte, precisa fazer este outro processo antes. Leia este artigo e descubra como tirar seu passaporte: COMO TIRAR PASSAPORTE? CONHEÇA TODOS OS PASSOS PARA OBTER O SEU
4. Compareça à entrevista
Certamente, o momento que mais gera tensão entre os solicitantes do visto é a entrevista. Mas, lembre-se fique tranquilo e seja honesto. Nervosismo e insegurança podem passar uma impressão errada ao entrevistador. Já para a entrevista, você precisará levar:
• Passaporte atual + anteriores caso tenha;
• Comprovante de pagamento da solicitação;
• Formulário DS-160 finalizado;
• Duas fotos coloridas;
• Carta de matrícula;
• Comprovante de acomodação;
• Carta de custeio (caso utilize patrocinador);
• Declaração de IR atual e com recibo de entrega;
• 3 últimos extratos bancários (saldo mínimo de USD 1500 por mês de permanência nos EUA);
• 3 últimos recebimentos mensais (holerites, contracheque, pró-labore ou decore);
• Comprovação de estudos: matrícula, histórico escolar, diploma (caso tenha);
• Comprovação de emprego: carteira de trabalho, carta do empregador, contrato social ou carteira de identidade profissional.
A entrevista serve para confirmar os dados escritos no formulário inicial. Não é obrigatória para menores de 14 anos e pessoas acima de 79 anos. Entretanto, caso um pedido de visto anterior tenha sido negado, perdido ou roubado, o menor de idade deverá comparecer a uma entrevista acompanhado de um responsável.
Caso aprovado, geralmente o prazo de entrega do documento é de até 10 dias úteis. Ademais, é possível retirá-lo no CASV ou receber em caso. Entretanto, se precisar com urgência, retirar no CASV é mais rápido.
Visto americano negado
Se o seu visto for negado, um oficial consular entregará uma carta explicando o motivo de recusa do visto americano. Entre os motivos mais comuns encontra-se:
214(b): o solicitante não se qualifica sob as leis de imigração dos Estados Unidos para o visto nesse momento. Mas, se o solicitante optar por reiniciar o processo, será necessário enviar uma nova solicitação, pagar uma nova taxa para o visto, agendar uma nova entrevista e fornecer informações sobre a mudança das circunstâncias desde o pedido inicial de solicitação do visto.
221(g): incluirá de modo geral ações que o solicitante necessita executar para continuar com sua solicitação de visto. A carta também instruirá sobre como completar as etapas adicionais necessárias. Portanto, o solicitante não deverá pagar a taxa de solicitação de visto novamente.
Ocasionalmente as solicitações necessitarão de processamento administrativo adicional, o que pode atrasar a finalização do visto. No entanto, se quiser ter mais informações sobre o visto negado, entre neste site.
De qualquer forma, você pode acompanhar o status da sua solicitação aqui.
Conclusão
Em suma, agora que você já sabe tudo sobre como tirar o visto americano nós da Euro Star desejamos boa sorte para sua retirada do visto! Então, esperamos ter te ajudado a conhecer o passo a passo do processo.
Então, se você conseguir tirar o visto americano, entre em contato conosco, podemos te ajudar a planejar a sua viagem americana! Ademais, confira estes artigos sobre destinos americanos: