Toda viagem demanda planejamento para evitar imprevistos e situações de risco, principalmente uma viagem internacional. Por isso, separamos 5 dicas de segurança que você precisa saber antes de viajar para o exterior.

5 dicas de segurança para viagem internacional

1. Conheça o destino escolhido

Antes de viajar, é mais que importante pesquisar tudo sobre o seu destino. Pesquisar não será perda de tempo, pelo contrário te poupará esforços durante a viagem.

Nessa pesquisa, leia referências de locais para visitar, cuidados necessários, como são os serviços de transporte. Com certeza, pesquise sobre a cultura do lugar, isso é um fator decisivo de como será sua viagem. É agradável conhecer os hábitos dos moradores e o que não fazer perto deles.

Além de, ficar por dentro da legislação básica da região, para evitar situações constrangedoras. Pesquise sobre documentos cruciais para a viagem, principalmente em viagens com crianças.

5 DICAS PARA ACALMAR AS CRIANÇAS EM VIAGENS LONGAS

Assim como, as vacinas indispensáveis, e a quantidade de dias antes da viagem que você tem que tomar cada uma. Verifique pelo site do Ministério da Saúde e outros órgãos internacionais de saúde para evitar o contágio de enfermidades.

É possível assistir vídeos sobre o seu destino, ler artigos de experiências de quem já foi ao lugar. Bem como, seguir influenciadores de viagem, que podem te proporcionar dicas.

Interessante também pesquisar sobre “armadilhas” para turistas, restaurante, hotéis e/ou atrações com preços abusivos. Pessoas mal-intencionadas existem em todos os lugares do mundo, por isso pesquise tudo que puder, para evitar cair em golpes.

Não se esqueça de buscar também, quais os pontos turísticos que mais te agradam, seus horários de funcionamento e preços. Do mesmo modo, averiguar qual será o clima do destino durante sua viagem, isso pode te ajudar na montagem das malas.

Um ponto que pode ser crucial para a sua viagem é não saber falar o idioma local. Para driblar isso, busque as frases mais importantes do dia a dia no idioma, assim você pode treinar. Assim evita ficar perdido durante a viagem.

2. Documentos durante a viagem internacional

Este tópico precisa de uma atenção especial, já que documentação é o requisito mais importante, durante uma viagem. Sobretudo, em uma viagem internacional.

Uma dica de segurança é fazer uma cópia de todos os seus documentos. Caso seja roubado, as cópias da carteira de identidade, prescrições médicas, passaporte, reservas de hotel, passagens de volta e seguro de viagem entre outros, serão úteis.

Primeiramente, confira toda a documentação necessária para a sua viagem. No caso de viagem internacional, verifique os documentos que o seu local de destino pede.

Lembre-se sempre, durante toda a viagem, de carregar os documentos pessoais com você. Seja em uma mochila bem fechada ou em uma bolsa de mão. Na hora do voo, você fica mais assegurado, na questão de bagagem extraviada.

3. Fique atento

Infelizmente existem pessoas ruins em todos os cantos do mundo. Durante a viagem, evite ficar distraído. Preste atenção sempre no caminho que está fazendo, os pontos de referência, se existe movimentação estranha ao seu entorno.

Todo cuidado é pouco, principalmente em viagem internacional, onde você não tem familiaridade com os lugares.

Se você for uma pessoa naturalmente desligada ou perdida, vale redobrar o esforço de atenção. É especialmente importante tomar cuidado quando for usar equipamentos de valor, como câmeras, celulares, cartões de crédito.

Uma dica é guardar dinheiro, cartões de crédito e passaporte em um bolso de difícil acesso. Por isso, use doleiras, mais conhecidas como pochetes, que ficam grudadas ao seu corpo por baixo da roupa. Além disso, mostre-se o mais discreto possível e evite mostrar grandes quantias de dinheiro ou seu passaporte em público.

Em primeiro lugar, tenha mais de um método de pagamento, desde cartões de crédito e débito, que podem ser cancelados, como também dinheiro em espécie. Isto evita mais dor de cabeça caso ocorra um furto.

Evite ficar andando com muito dinheiro em espécie, saia apenas com o que vai gastar no dia. Deixe o restante guardado no hotel.

Em suma, cuidado com os batedores de carteira, eles geralmente trabalham em equipe. Desconfie caso uma ou mais pessoas distraem você, podem estar planejando te roubar.

4. Atenção com a bagagem

Ocasionalmente acontece extravios de malas em aeroportos, uma situação nada confortável. Porém solucionável, o problema maior é quando sua bagagem é furtada.

Mesmo que você possua uma cobertura de seguro, evite carregar objetos de valor junto com as roupas na mala. Isto é, prefira levar celular, jóias, dinheiro, eletrônicos e outros pertences de valor junto com você nas bagagens de mão.

É interessante deixar algum item identificador na sua bagagem, inclusive na de mão, assim você consegue comprovar que ela é sua. Obviamente deixe-as sempre perto de você.

Também evite colocar objetos de valor nas malas que serão despachadas e carregar em sua bagagem de mão ao menos uma muda de roupa para o caso de emergências.

5. Faça um seguro viagem internacional

No caso de viagem internacional é recomendado fazer um seguro, ele se faz obrigatório nos países da Europa. Além disso, o serviço serve para trazer tranquilidade para a sua viagem, independentemente do destino.

Imprevistos sempre acontecem, ficar doente ou sofrer acidente é uma das coisas mais chatas que podem acontecer durante uma viagem. Por isso, seguradoras são contratadas, para você ter a quem recorrer nessas circunstâncias.

Ao contratar um seguro com assistência, você será auxiliado em emergências. Isso ajuda muito, quando você possui obstáculos de comunicação e falta de conhecimento de como funciona a saúde no local. Assim as seguradoras entram em ação, te auxiliando em todo o processo.

Se for recorrer a contratação de uma seguradora, saiba que é importante durante a viagem ter em mãos, seja de maneira impressa ou na nuvem, as informações de contato da seguradora e o número da apólice. Assim, você pode acionar a empresa facilmente.