O turismo corporativo está em plena expansão. Segundo a pesquisa “Comportamento dos Gastos de Viagens e Eventos Corporativos” da Alagev, para este ano a expectativa de faturamento é de R$ 70,16 bilhões. Como resultado, 4,2% maior que em 2018.

Além de movimentar bilhões por ano, as viagens de negócios atendem outras necessidades. Quer conhecer as vantagens de adotar o turismo corporativo ao seu plano de negócio?

Para isso, continue a leitura deste artigo e descubra como esse setor pode ajudar a sua empresa!

O que é Turismo Corporativo?

O termo turismo corporativo é empregado quando o funcionário realiza uma viagem para resolver questões da empresa em que trabalha. Em outras palavras, ele é pago para executar o deslocamento.

Atualmente o turismo corporativo se tornou uma forte ferramenta quando a empresa necessita que seus colaboradores estejam em lugares diferentes. Seja para participar de feiras, congressos, workshops, reuniões ou eventos.

O objetivo desse turismo é que o empregado faça a viagem para atender os interesses da marca, representar e responder em nome dela em determinada ocasião.

Vantagens do Turismo Corporativo

Desenvolver o potencial dos seus colaboradores

Enviar colaboradores para eventos corporativos ao redor do mundo, proporciona a eles desenvolvimento profissional e aprendizagem, que serão aplicados dentro da sua empresa.

Algumas empresas já aplicam o turismo corporativo como forma de treinamento. Porque nessas viagens o profissional contratado participará de discussões, assistirá palestras realizadas por grandes nomes do mercado no setor.

Ganhar competividade

Para sobreviver em um mercado competitivo e exigente, as empresas precisam agarrar as oportunidades, no entanto nem sempre estarão próximas.

Os colaboradores que deslocam para outras partes do país e até do mundo, adquirem conhecimentos, experiências e contato com diferentes métodos de trabalho. Consequentemente, enriquecem a si mesmos e a empresa também.

Encontrar parcerias relevantes

Os funcionários que viajam a serviço expandem as suas redes de contato, dessa maneira, podem ampliam a atuação da empresa. Devido ao networking é possível criar novas parcerias, clientes, fornecedores, mais colaboradores ou oportunidades.

Com o crescimento desse setor se tornou mais comum as parcerias com outras companhias. Por exemplo com redes de hotéis, empresas aéreas, agências de turismo, alugueis de carro e restaurantes, tudo para facilitar.

Destinos para o Turismo Corporativo

Se você está pensando em realizar uma viagem corporativa, vale a pena conhecer os 10 melhores destinos. A fim de evitar problemas com vistos e outras burocracias e também aumentar suas chances de um bom networking.

Confira a nossa lista de 10 destinos de turismo corporativo e de inovação!

1. Califórnia, Estados Unidos

O maior pólo de tecnologia e inovação do mundo, o Vale do Silício, reúne sedes de empresas como Apple, Facebook e Google. Além de duas das melhores universidades do mundo: Universidade de Stanford e a Universidade da Califórnia em Berkeley.

No território existem empresas de tecnologia da informação e computação, como a Microsoft e a Adobe, além de modelos acessíveis para financiamento de Startups.

A união das universidades mais as grandes empresas, tornam o Vale uma região de grande capital, inovação e alvo de investimentos do mundo todo.

2. Orlando, Flórida

Orlando é conhecida principalmente pelos parques, mais precisamente pela Disney. Entretanto, a cidade é também uma ótima opção para viajantes corporativos.

A cidade oferece desde espaços para pequenas reuniões, até hotéis com ambientes disponíveis para grandes eventos.

O maior diferencial da região em relação às viagens de negócios é a acessibilidade, o aeroporto possui voos diretos para mais de 100 destino ao redor do mundo. Além disso, existe a disponibilidade de uma grande frota de carros de aluguel e ônibus privados, facilitando a locomoção na cidade.

3. Nova Iorque, Estados Unidos

A cidade que nunca dorme é a número 1 na lista de melhores cidades para viagens de negócio. Pela razão de acolher grandes empresas e chances de negócios, parcerias e clientes.

A NRF, maior conferência e exposição de varejo do mundo, agrega mais de 300 palestras que revelam tendências para o mercado varejista. O evento ocorre há mais de 100 anos e apresenta ideias que vão impactar os negócios no futuro. Com a participação de grandes nomes do mercado.

A NRF de 2019, reuniu mais de 36 mil pessoas, sendo varejistas, marcas, executivos, empresas de tecnologia e mídia. Da mesma forma, a edição de 2020 acontecerá em janeiro e a programação já foi disponibilizada no site NRF 2020.

4. Buenos Aires, Argentina

A capital da Argentina, é um dos locais de maior fácil acesso para os brasileiros. Por ser perto do Brasil, os custos da viagem para esse país são muito menores e bem mais acessíveis.

Rodeada de grandes empresas, por isso é um ótimo destino para viagens de negócios.

5. São Paulo, São Paulo

Segundo pesquisa São Paulo: Cidade do mundo 2018, 42% do mercado brasileiro de feiras de negócios acontecem na cidade paulistana. Por conter uma infraestrutura elevada e uma economia poderosa, é a cidade que mais recebe eventos internacionais.

Por exemplo, a Conferência anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), julgada como a maior conferência para startups da América Latina, veio para São Paulo.  A CASE de 2019 acontecerá em novembro, com o propósito de apresentar melhores práticas para crescer no mercado para empreendedores e empresas.

Outro evento é a HBR Week Brasil, promovido pela Harvard Brasil, busca através de quatro dias, entre webconferências e palestras presenciais. Une especialistas de inovação, liderança, cultura organizacional e estratégia com gestores que precisam tomar decisões. A edição desse ano já encerrou, mas é possível acompanhar a agenda do próximo evento aqui.

6. Londres, Reino unido

Londres é o destino mais cogitado da Europa para realizar o turismo corporativo, de acordo com dados fornecidos pela AMEX’s 2017 Global Meetings Forecast.  Porque é um lugar ótimo para encontrar parcerias e patrocinadores ingleses.

Além disso, acontece o Business Startup, evento para quem está pensando em expandir seu negócio no âmbito internacional. A feira conta com exposições, seminários, palestras e workshops. Por isso, é visitada por pessoas de todos os países, que buscam conhecimento sobre melhores ferramentas para fazer seu negócio prosperar.

7. Chicago, Estados Unidos

A cidade de Chicago oferece transporte público de qualidade, além da grande estrutura dos hotéis.

Lá encontra-se o centro de convenções Mc Cormick Place, considerado um dos maiores dos Estados Unidos. Contém mais de 2,6 milhões de metros quadrados de área para eventos e as 170 salas de reuniões atraem cerca de três milhões de visitantes ao ano.

8. Belém, Pará

A capital paraense, é reconhecida em âmbito nacional e tem o título de um dos principais destinos para viagens corporativas.

É fácil encontrar na cidade, opções de hotéis especializados em hospedagens corporativas e que oferecem diversos benefícios e facilitações aos hóspedes que estão nesse contexto.

Também abriga eventos relevantes como a feira Supernorte, que é a maior confraternização empresarial do Norte do país. E o centro de convenções Hangar Convenções & Feiras da Amazônia.

9. Lisboa, Portugal

A Capital de Portugal, é palco de ótimas universidades e empresas de renome, por conta disso é cheia de oportunidades de negócios e de trabalho.

As empresas brasileiras geralmente procuram essa cidade como destino para poder organizar eventos corporativos com diferentes finalidades.

10. Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma boa escolha, por ser um lugar com muitas ofertas de serviços e contar com uma estrutura que comporta eventos.

A capital sedia cerca de 300 eventos anualmente, sendo 40% deles ligados a negócios e turismo corporativo. Outros 9% são relacionados a convenções, feiras e congressos de acordo com a ABIH Rio.

Conclusão

Em suma, planejar uma viagem de negócios, demanda tempo e agilidade, o que para algumas empresas se torna um problema.

Contratando uma agência de viagens corporativas, a logística da viagem passa a ser feita por ela, como resultado a praticidade e economia de tempo.  A Euro Star trabalha com o turismo corporativo, basta entrar em contato e nós cuidamos para que tudo saia conforme o objetivo desejado.

Deixe os seus comentários abaixo, compartilhe suas opiniões!

 

 

 

 

 

 

One comment

Comments are closed.