Localizada na Serra da Mantiqueira, Monte Verde fica a 165 km de São Paulo. Além de um passeio matinal pelas ruas cobertas de geada, quem visita a vila mineira tem a opção de praticar arvorismo e passeios off-road de quadriciclos.

A extensa cartilha de vinhos e cardápio de sopas, fondues e chocolates é uma atração à parte. Então, a dieta pode ficar para a próxima semana. A cidade assim como campos do Jordão possui a estética estilo europeu, com as casas com telhadinhos rústicos.

O que fazer em Monte Verde

Vá até a Avenida Monte Verde

Resultado de imagem para Avenida Monte Verde

Conheça a rua principal da cidade, a Avenida Monte Verde. Além de ser um lugar muito bonito, decorado com flores, é lá que se concentra todos os restaurantes, lojas e serviços. Como lojas de roupas, souvernirs, cachaçarias, cervejarias e chocolaterias.

É nessa avenida que você encontra galerias, como a Galeria Suíça, que reúne lojas que vendem artesanatos, roupas, acessórios e até comida, como queijos, vinhos, doces em compota, geleias. Além disso, na área também encontram-se shoppings, como o Shopping Center Celeiro.

Passeie de Jeep

Resultado de imagem para Jeep monte verde

Aproveite que a maioria das ruas de Monte Verde são de terra, e ande de Jeep. É uma ótima opção para quem quer se aventurar e desestressar. Então, basta contratar o passeio, por alguma agência.

Observe lindas paisagens, e aproveite para tirar fotos de todas. Mesmo naqueles dias chuvosos, o seu dia não será perdido. Pois, com chuva e barro, o passeio fica mais radical ainda.

Aventure-se na Fazenda Radical de Monte Verde

Resultado de imagem para fazenda radical monte verde

Se você é do tipo que adora brinquedos radicais, então deve conhecer o Circuito de Aventura Fazenda Radical. Em suma, é um lugar que oferece diversas atividades radicais, entre elas: Mega Tirolesa, Arvorismo, Parede de Escaladas, Arco e Flecha, Passeio de Quadriciclo, Falcoaria e Slackline.

Outrossim, possui uma opção para crianças também, uma tirolesa infantil, de 80 metros de extensão, com 10 metros de altura.

Certamente, a atração mais requisitada é a Mega Tirolesa. A maior tirolesa de Monte verde, conta com o caminho de ida, com 450 metros e o de volta, com mais de 475 metros. Por isso, ao todo são 925 metros e 70 metros de altura.

Para andar na tirolesa, o peso mínimo é de 40 kg e a pessoa deve obrigatoriamente usar roupas leves e tênis.

Além disso, as atividades podem ser compradas de maneira avulsa ou em pacotes.

Tenha novas experiências na Escola de Falcoaria

Se você admira aves como gavião e coruja, e sonha em ver uma de perto, este é o seu momento. Porque, ainda na Fazenda Radical, é possível visitar a Escola de Falcoaria, que disponibiliza a experiência com estes animalzinhos.

Para isso, o biólogo Riuvânio Rodrigues, orienta os visitantes sobre como funciona a experiência. Lembrando, que não é obrigatório participar. Mas, vale a pena também para quem só quer ver o bichinho de perto.

Se você quer ter a experiência, terá que vestir luvas. E de acordo com a sua vontade, sentir o pouso de uma coruja ou gavião no seu braço.

Claro que os bichinhos de lá, são bem cuidados com todo respeito. Os mesmos não podem ser tocados.

O passeio dura 1 hora, e deve ser previamente agendado, por e-mail ou Whatsapp. Se você quiser que o animalzinho pouse no seu braço, terá que pagar R$ 70 reais. Agora, se quiser apenas apreciar, não precisará pagar nada.

Observações importantes, idade mínima é de 7 anos e a atividade pode ser realizada por qualquer pessoa, mesmo sem experiência.

Participe de uma Trilha de Monte Verde

O que não falta em Monte Verde são opções de trilhas em meio à natureza. Assim, você pode escolher fazer por conta própria, ou ser guiado por uma agência credenciada.

Lembre-se de levar água e coisas para comer. Pois, você estará no meio do mato, sem chance de comprar.

Então, para te ajudar separamos as trilhas mais visitadas da região. Existem trilhas para qualquer gosto.

  • Trilha do Pinheiro Velho

Se busca uma trilha simples e rápida, esta é uma opção. Sua saída é a partir da avenida principal e vai até o aeroporto desativado do distrito. O passeio dura em torno de uma 1 hora, ida e volta. No caminho você encontrará árvores centenárias.

  • Trilha do Chapéu do Bispo

O nome da trilha, se dá por conta das formações de pedras que se assemelham a um chapéu de bispo. É considerada uma trilha fácil, com poucas subidas elevadas. O percurso dura 1 hora, ida e volta. Ademais, na paisagem vários mirantes.

  • Trilha das Corredeiras do Itapuá

Mas, se quer uma trilha com água no meio, opte por esta. A trilha é feita dentro da área do Hotel Itapuá e acompanha o Córrego do Cadete e outras pequenas quedas d’água.

  • Trilha da Pedra Redonda

Se quer mais aventura, esta é a trilha para você. O caminho, ida e volta, dura cerca de 1 hora e meia. A trilha conta com várias inclinações, mas ao longo do percurso, existem facilitadores de acesso, como escada e tábuas no chão.

Esta trilha é requisitada por conta da vista, principalmente no alto da trilha é possível ver onde Minas Gerais e São Paulo se encontram. Além disso, este caminho é recomendado para qualquer clima, em dias de céu sem nuvens, é possível ver as cidades, e em dias nublados, a sensação é de estar sobre as nuvens.

  • Trilha do Platô

Outra trilha muito requisitada é a Platô. Caminho movimentado, com muitas inclinações. Para ir e voltar, o percurso dura cerca de 1 hora e 40 minutos de caminhada. Conta com muitos mirantes lindos durante o trajeto.

  • Trilha da Pedra Partida

Agora sim, uma trilha para os aventureiros de raiz. A Pedra Partida, conta com subidas e descidas íngremes, passando até por penhascos até chegar a um cume. A caminha total leva cerca de 2 horas e 45 minutos.

  • Trilha do Selado

Está trilha é de nível avançado. Entretanto, não pode ser percorrida sem a presença de um guia. Porque, ela passa por mata fechada, sem facilitadores de acesso. Por isso, a caminhada leva pelo menos 4 horas.

Coma um chocolate na Gressoney

Se você é chocolatra tem que conhecer a fábrica de chocolates Gressoney. Fundada desde 1978, a primeira fábrica de chocolates artesanais de Monte Verde se destaca por seus produtos famosos desde sua criação.

Lá você pode comprar chocolates e enquanto espera, observar o trabalho da fábrica, por um vidro. Geralmente as pessoas optam por visitar durante o final de tarde, para tomar café e saborear alguma das inúmeras opções, até para diabéticos.

Conclusão

Em suma, esperamos ter te ajudado a conhecer alguns pontos turísticos e o que pode ser feito na cidade. Portanto, se estiver pensando em fazer uma viagem para Monte Verde entre em contato conosco, podemos te ajudar a planejar tudo.

Então, confira os outros artigos da série: “Top destinos brasileiros de inverno”

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CALDAS NOVAS

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CAMPOS DO JORDÃO

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CURITIBA

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: GRAMADO

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CANELA