Arquitetura charmosa, boa culinária e belas paisagens, assim é Gramado, um dos destinos mais disputados entre os turistas quando os meteorologistas anunciam a possibilidade de neve.

Boa estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, além de opções de passeio que atendem todos os públicos, desde casais até famílias.

Certamente, o clima frio, ambiente em estilo europeu, gastronomia farta, famosa pelos cafés coloniais, vinhos e chocolates, atraem muitos turistas todos os anos.

O que fazer em Gramado

Visite o Mini Mundo

Resultado de imagem para Mini Mundo

Mini Mundo é um parque ao ar livre que expõe réplicas em miniatura, cerca de 24 vezes menores do que construções normais, de castelos, palácios, igrejas, trenzinhos e até de cenários cotidianos. Além, da população com mais de 2.500 bonequinhos habitantes.

É possível encontrar miniaturas de atrações nacionais e internacionais, como o Museu Paulista de São Paulo, o castelo Neuschwanstein da Alemanha, o aeroporto de Bariloche da Argentina, entre outros.

O local possui espaços educativos, parquinho infantil, loja de lembrancinhas, praça de alimentação. Ainda por cima, é possível interagir com atores.

Se você ficar hospedado no hotel Ritta Höppner, não paga o ingresso para o parque. Pois, pertencem à mesma família.

Conheça o Natal Luz de Gramado

Resultado de imagem para Natal Luz de Gramado

O Natal de Gramado, é considerado o maior evento natalino do Brasil e um dos maiores do mundo. Todo ano, ele costuma acontecer entre dezembro e janeiro.

A cidade fica toda enfeitada com a chegada do Natal Luz. Além disso, acontecem várias apresentações musicais, teatrais, desfiles e eventos em palcos pela cidade. O evento é enorme, emocionante com temas natalinos, sempre focando em transferir a magia da época.

Todo ano, esse evento é repaginado, trazendo coisas novas. Existem espetáculos pagos e também gratuitos por Gramado. Para a compra dos ingressos, prefira comprar com antecedência, assim você garante bons descontos.

Veja neve em Snowland

Resultado de imagem para Snowland Gramado

Snowland nada mais é que um lugar fechado, com atrações de neve. A atração foi inaugurada em 2013. Considerado o primeiro parque de neve das Américas, desperta a curiosidade de muitos viajantes. Por isso, saiba que a demanda é grande, e você pode acabar pegando um pouco de fila.

A principal atração dentro do parque, é a “Montanha de Neve” artificial com pista de esqui e snowboard, conta também com descida de boia na neve, aluguel de moto na neve, pista de patinação e um simulador 3D.

É um ambiente familiar, pessoas de todas as idades vão, desde que não se incomodem com o frio. Dentro do local são disponibilizados roupas e calçados de frio para a área da Montanha, já que a temperatura fica negativa. Mas, de qualquer forma, já vá com uma roupa bem quente, para evitar o desconforto de ficar com muito frio.

Um ponto positivo é que por se tratar de um ambiente fechado, pode ser visitado durante aqueles dias chuvosos, que na teoria estragariam sua viagem. Porém, vale ressaltar que os preços não são baixos e é cobrado o valor da entrada. Além disso, dentro alguns brinquedos são pagos à parte.

Conheça as fábricas de Chocolate de Gramado

Resultado de imagem para reino do chocolate gramado

Estas cidades frias, com certeza, não são feitas para quem faz dieta. Porque, existem inúmeras fábricas de chocolates artesanais instaladas na região.

O que não vai faltar para você chocólatra, são opções. As fábricas geralmente abrem suas portas para receber turistas interessados em conhecer o processo de produção de chocolates artesanais. Desde os ingredientes utilizados, até como funciona o espaço e as máquinas.

As principais fábricas da cidade são a Lugano, Prawer, Planalto, Caracol e Florybal. A fábrica Caracol, oferece a atração Reino do Chocolate, que conta a história do chocolate. Além disso, muitas fábricas buscam os clientes para uma visita, quando eles estão sem carro, basta ligar.

Vá até o museu de Cera Dreamland

Museu de Cera Madame Tussauds Londres

Museu que contém réplicas feitas de cera de diversos artistas e personagens conhecidos internacionalmente. Obviamente, não é a mesma qualidade dos famosíssimos Museus Tussaud. Mas, se você nunca teve a experiência, vale a pena conferir.

O museu de Cera Dreamland foi construído em 2009, sendo assim o primeiro museu de cera da América Latina. São cerca de 20 cenários temáticos, com mais de 60 astros espalhados.

Você consegue encontrar personalidades da cultura, das artes e da política. Agrupados em cenários tematizados de acordo com cada uma.

Além disso, você poderá tirar fotos engraçadas com suas figuras favoritas, feitas por fotógrafos. Ao final, você pode comprar as fotos tiradas.

Conheça o Mundo de Chocolate

Resultado de imagem para mundo de chocolate gramado

Como foi citado anteriormente, são inúmeras as opções de fábricas de chocolates na região. Uma delas, a Lugano, criou a atração “Mundo de Chocolate”. O local oferece uma exposição de réplicas de monumentos famosos ao redor do mundo, mas de uma maneira diferente.

A matéria-prima das réplicas é o chocolate da própria fábrica. O primeiro parque de chocolate das Américas, conta com mais de 200 peças. Existe réplica de animais, da Esfinge, da Torre Eiffel com mais de 4 metros de altura, todos feitos de maneira artesanal.

A visita conta com um tour pela produção do chocolate e a experimentação do chocolate. Sem falar do aroma do ambiente, quem é chocólatra vai adorar.

Conclusão

Em suma, esperamos ter te ajudado a conhecer alguns pontos turísticos e o que pode ser feito na cidade. Portanto, se estiver pensando em fazer uma viagem para Gramado entre em contato conosco, podemos te ajudar a planejar tudo.

Então, confira os outros artigos da série: “Top destinos brasileiros de inverno”

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CALDAS NOVAS

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CAMPOS DO JORDÃO

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CURITIBA

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CANELA

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: MONTE VERDE