Curitiba, cidade do Paraná, conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano, belas áreas verdes e um transporte público de qualidade. Certamente, um dos destinos mais bem preparados do país para receber viajantes. Leia nosso artigo e descubra o que fazer na cidade.

O que fazer em Curitiba

Visite Jardim Botânico de Curitiba

Resultado de imagem para jardim botanico curitiba"

O cartão postal de Curitiba, o Jardim Botânico foi construído em 1991 inspirado nos jardins reais franceses. Certamente, um lugar que você não pode deixar fora do seu roteiro se quer ter uma experiência tranquila e relaxante. Sua estrutura metálica e emblemática estufa reúnem, principalmente nos finais de tarde, curitibanos adeptos da yoga.

Além disso, o Jardim das Sensações convida os presentes a uma viagem sensorial com a presença de várias espécies de plantas. Com os olhos vendados, é feita uma caminhada de 200 metros para experimentar os outros sentidos.

O horário dessa experiência é restrito, somente de terça a domingo, das 9hrs às 17hs. Mas, a parte principal do Jardim Botânico, pode ser visitado das 6hrs às 19hrs, todos os dias.

O jardim em geral conta com diversos canteiros de flores e muita área de vegetação. Por isso, a presença de alguns animais soltos, como tartarugas.

Faço um passeio de trem para Morretes

Resultado de imagem para Passeio de trem para Morretes"

Outro programa clássico para fazer em Curitiba é o passio de trem até Morretes. O caminho entre a capital paranaense e o município histórico de Morretes corta a Serra do Mar em mais de 70 quilômetros de túneis. Com paredões de pedra, represas, montanhas, cachoeiras e até pontes muito estreitas, que até parece que flutua no penhasco.

A cidadezinha preserva casarões coloniais, fabrica cachaças tradicionais e é o berço do prato típico de Paraná, Barreado. Composto de carne cozida por muitas horas em uma panela de barro vedada com farinha de mandioca, servido com arroz e banana.

VIAGENS BARATAS PELO BRASIL: 13 LUGARES PARA CONHECER

Então, se está pensando em fazer este passeio, saiba que é possível comprar as passagens de trem diretamente no site da empresa Serra Verde Express. Fique atendo aos dias disponíveis, geralmente funciona só nos fins de semana. Mas, em altas temporadas costumam abrir todos os dias.

Vá ao Parque Tanguá

Resultado de imagem para Parque Tanguá"

O Parque Tanguá, é uma construção que lembra um castelo, com duas torres. Além disso, o parque conta com 450 mil metros quadrados, duas pedreiras, um túnel de 45 metros de comprimento, uma linda fonte e um lago, lugar perfeito para ver o pôr do sol, correr e andar de bike.

Também, pode ser apreciada a beleza de uma pequena cachoeira de 65 metros de altura, no mirante do Jardim Poty Lazzarotto. Um jardim no estilo francês, com canteiros de flores e espelhos d’água.

Compra no Mercado Municipal

Resultado de imagem para mercado municipal curitiba"

Inaugurado em 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é um dos principais pontos de compras da cidade. Por conta, das inúmeras possibilidades de pontos comerciais, mais de 360 ao todo, espalhados por mais de 15 mil metros do mercado. A maioria das lojas são voltadas para a gastronomia, este fato atrai em torno de 65 mil pessoas por semana.

Afinal, o mercado oferece comidas e bebidas diferentes. Também, opções baratas e boas de restaurantes e lanchonetes. Além disso, o mercado promove eventos e festivais temáticos. Por exemplo, o Festival da Cachaça (Cacharitiba), Halloween do Mercado e o Natal do Mercado.

Por isso, para não perder os eventos que ocorram, fique de olho na programação no site. Também é possível conferir quais os estabelecimentos encontrados no local pelo site.

Conheça o Museu Oscar Niemeyer

Resultado de imagem para museu oscar niemeyer curitiba"

O Museu Oscar Niemeyer, é o maior museu e mais famoso de Curitiba, ele abriga um grande acervo do arquiteto Oscar Niemeyer e abre para visitação. Para conferir as exposições em cartaz basta acessar o site oficial do museu.

Inaugurado em 2002, mais conhecido como museu do olho, dedica-se a exposição de artes visuais, arquitetura e design. O prédio já recebeu diversos títulos, como um dos 20 museus mais bonitos do mundo, um dos 10 melhores museus do Brasil e um dos 10 melhores museus da América Latina.

Além de abrigar as obras de Oscar, possui exposições nacionais e internacionais. A estrutura dispõe de mesas de xadrez, espaço kids, espaços públicos e um grande jardim, onde é permitida a entrada de animais.

Enfim, o horário de funcionamento é de terça a domingo das 10hs às 18hs, e o ingresso custa R$ 20,00. Para economizar, a dica é ir na quarta-feira, que é quando a entrada é gratuita.

Visite o Museu do Holocausto

Resultado de imagem para museu do holocausto curitiba"

Primeiro museu dedicado ao tema Holocausto do Brasil. Tem como objetivo manter viva a memória do que foi o Holocausto, homenageando as vítimas e os sobreviventes da segunda guerra mundial. Mas, também apresenta os momentos de horror sentidos pelas vítimas.

Dentro do museu são expostos objetos, fotografias da época, depoimentos de quem passou pelos anos de guerra. Mesmo não sendo um dos pontos turísticos mais populares, compensa ir para conhecer, principalmente se você tem interesse em fatos históricos.

As visitas são gratuitas e existem duas opções: tour guiado ou independente. Mas, um detalhe é que precisa agendar a visitação. Então, visite o site oficial do museu e agende sua ida.

Sinta nostalgia no Museu do Automóvel de Curitiba

Resultado de imagem para Museu do Automóvel de Curitiba"

O Museu do Automóvel de Curitiba, administrado pelo Clube de Antiguidades Automotivas do Paraná, expõe veículos antigos, como carros, bikes e motos. Ao todo, são pelo menos 70 veículos permanentes.

Considerado um dos museus mais importantes do Brasil nesta categoria, o museu de Curitiba é referência desde 1976. Alguns dos carros encontrados no museu, são peças únicas em âmbito nacional.

Ademais, o ingresso custa R$10,00 com meia entrada para as categorias pertinentes. Possui estacionamento próprio e sem custo.

Caminhe pelo Teatro da Ópera de Arame

Resultado de imagem para Teatro da Ópera de Arame"

Situado no meio do Parque das Pedreiras, o teatro da Ópera de Arame, construído com tubos de aços, apresenta shows ao ar livre. Se você está pensando em fazer algo diferente quando for para Curitiba, visite este teatro. Certamente, um dos símbolos mais inconfundíveis da arquitetura curitibana.

Além da aparência espetacular da estrutura, desde setembro de 2018, a ópera deu início ao Vale da Música. Um projeto que tem como objetivo cultivar a diversidade musical. Então, de terça a domingo das 10hrs às 18hrs, artistas variados se apresentam no palco.

Além disso, a Ópera de Arame, oferece um ambiente sofisticado para seu almoço, com um cardápio diversificado.

Conclusão

Em suma, esperamos ter te ajudado a conhecer alguns pontos turísticos e o que pode ser feito na cidade. Portanto, se estiver pensando em fazer uma viagem para Curitiba entre em contato conosco, podemos te ajudar a planejar tudo.

Então, confira os outros artigo da série: “Top destinos brasileiros de inverno”

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CALDAS NOVAS

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CAMPOS DO JORDÃO

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: CANELA

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: GRAMADO

TOP DESTINOS BRASILEIROS DE INVERNO: MONTE VERDE