Quando o assunto é viajar de avião a primeira preocupação que nos vem à cabeça é o preço das passagens. Geralmente, as pessoas não possuem dinheiro para comprar os bilhetes aéreos à vista e, por isso, costumam pesquisar meses antes de viajar, sendo esta pesquisa parte do planejamento da viagem.

É fato sabido que todos querem pagar menos para irem ao destino escolhido, mas para isso é preciso saber como funcionam as tarifas das principais companhias aéreas e descobrir, afinal, se existem companhias mais baratas que outras ou se existem formas de se encontrar preços mais amigáveis de passagens.

Primeiramente, é importante saber que as tarifas das cias aéreas não variam tanto de uma cia para outra, pois os custos para se manter a operação são muito parecidos. Na realidade, a variação de preço, que faz com que seja possível encontrarmos algumas passagens baratas e outras caras, está em outra lógica: na lógica da precificação das passagens.

Essa lógica funciona assim: todo voo é dividido em setores, formando vários agrupamentos com um certo número de poltronas. Cada agrupamento de poltronas, por sua vez, possui uma tarifa distinta, sendo uns mais caros do que outros. Dessa forma, é possível se ter em um mesmo voo, por exemplo, passagens de R$ 99,00 e passagens de R$ 299,00.

O objetivo das companhias aéreas é viajar com as aeronaves, no mínimo, 60 % cheias. Por isso, enquanto o voo não atinge essa meta, as companhias lançam suas promoções, com preços lá embaixo e à medida em que as poltronas vão sendo preenchidas, os preços tendem a subir. É, por isso, que as passagens compradas com bastante antecedência são mais em conta e as passagens compradas no momento do voo tem os preços lá em cima.

Ademais, existem outros fatores que influenciam o preço das passagens como a época do ano em que se pretende viajar, o destino procurado (se este é um destino de grande demanda o preço será maior) e de que local o voo parte.

Sabendo disso, ficou mais fácil entender porque há uma variação de preços praticados pelas cias aéreas. Mas, ainda resta saber como encontrar essas tarifas promocionais e garantir a viagem dos sonhos com aquele precinho camarada. Sendo assim, separamos algumas dicas para você comprar passagens aéreas baratas:

  • Pesquisar, pesquisar e pesquisar. Para que encontre preços bons você precisará se dedicar a isso, realizando buscas diárias até encontrar a promoção que lhe servirá como uma luva e, nesse momento, comprar a passagem imediatamente.
  • Realizar buscas variadas, mudando os dias da semana, bem como as datas dos voos, buscando períodos distintos. Tenha certeza que encontrará uma variação considerável.
  • Utilizar ferramentas de buscas que comparam preços de passagens aéreas de diversas companhias. Há inúmeros buscadores disponíveis e gratuitos que facilitarão sua vida nesse sentido.
  • Sempre que possível comprar sua passagem com bastante tempo de antecedência e imediatamente quando encontrar uma bela promoção.
  • Outra dica importante é comprar sempre a ida e a volta e de preferência com um intervalo mínimo de 10 dias entres elas. Passagens com intervalos maiores costumam ser mais baratas também.