Muitas pessoas pensam em tirar o passaporte, mas acham que é um processo muito demorado e custoso. Entretanto, a verdade é que esse processo já foi muito mais complicado do que é hoje, com certeza tecnologia ajudou a aperfeiçoar o procedimento.

Segundo dados da Polícia Federal, neste primeiro semestre de 2019, já foram emitidos 1.598.977 passaportes. Aumento de 23,34%, comparando com primeiro semestre de 2017.

Se você quer tirar, mas tem dúvidas, este artigo foi feito para você! Vamos te guiar passo a passo para retirar o tão sonhado passaporte.

Por que tirar passaporte?

O passaporte é um documento de identidade emitido pelo governo nacional, que serve para agrupar seus vistos. Já os vistos, são carimbos de autorização que te permitem visitar outros países. Ou seja, sem o passaporte e o visto, você não pode sair do seu país e entrar legalmente em outro.

Em suma, o passaporte é o primeiro passo para quem quer realizar viagens internacionais.

Passo a passo para tirar passaporte

1. Reúna a documentação necessária

  • Documento de identificação, como RG, carteira funcional reconhecida por Lei Federal, CNH ou Carteira de trabalho. Além disso, se você mudou seu sobrenome, é necessário levar a Certidão de Casamento.
  • Título de Eleitor. Durante a fase de atendimento, será feita uma consulta online para averiguar sua situação em relação à quitação eleitoral e o serviço militar. Se houver alguma irregularidade, serão solicitados estes documentos de quitação do serviço militar obrigatório e o comprovante de votação da última eleição. Por isso, é interessante examinar sua situação em ambos nos sites, Alistamento Online e no TSE.
  • CPF, se ele consta no seu RG, Carteira de trabalho ou CNH, não é necessário apresentar o original.
  • Certificado de Naturalização, para pessoas estrangeiras que adquiriram a nacionalidade brasileira.
  • Passaporte anterior, caso esse não seja o seu primeiro, é obrigatório apresentá-lo. Se ele não for apresentado, será cobrada uma taxa. Em caso de roubo de passaporte, é preciso ter feito um bolem de ocorrência para ser isento dessa taxa.

Todos os documentos devem ser os originais. No caso de dúvidas, o processo de documentação mais detalhado consta no site da Polícia Federal.

2. Preencha a solicitação no site

Depois de separar todos os documentos e tê-los em mão, é o momento de começar o processo mesmo. Portanto, entre no site da Polícia Federal e preencha o formulário eletrônico de solicitação.

O formulário é composto por perguntas de dados pessoais, como seu nome completo, filiação 1 e 2, que nada mais é que os nomes dos seus pais. Ademais, data e local de nascimento, cor, o seu gênero e o dos seus pais, nacionalidade e estado civil.

Existe um campo específico, somente para quem já mudou de nome, seja em razão de casamento, separação, divórcio ou decisão judicial. Então, é obrigatória a apresentação da Certidão de Casamento, com as devidas averbações, ou a decisão judicial respectiva. Caso nunca tenha alterado o nome, só não preencher.

Na próxima página, é necessário inserir dados do seu RG, obrigatório para maiores de 12 anos, assim como o CPF e da certidão de nascimento para os menores de 12 anos e a certidão de casamento para os casados. O título de leitor é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, a situação militar é obrigatória para pessoas do sexo masculino com idade entre 19 e 45 anos, e o passaporte anterior para quem já tiver um.

Se você nunca teve passaporte, selecione a opção “nunca teve passaporte comum, de emergência, para estrangeiro ou laissez-passer brasileiro”. Mas, se pretende renovar o passaporte, selecione entre as demais opções a que mais atende a sua situação.

É necessário informar alguns dados complementares, como profissão, e-mail e endereço.

Para menores de idade

Se o processo for para tirar passaporte para um menor de idade, será exigido a seleção de uma entre três opções existentes, referentes à autorização expressa no passaporte ou não para viagem ao exterior desses menores acompanhados ou não dos pais.

Na última parte do processo de solicitação, você deve escolher em qual cidade quer ser atendido, assim como o posto do Departamento da Polícia Federal (DPF), mais próximo de você. Este posto será o lugar que você deverá entregar os documentos e retirar o passaporte.

Em algumas unidades do DPF é necessário agendar uma data para a entrega. Porém, você só saberá se será necessário agendar depois de ter feito a solicitação do passaporte, ou seja, no final deste processo do site.

3. Pague a taxa de emissão e agende o atendimento

Depois de completado o cadastro, o site vai emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Um boleto atualmente no valor de R$ 257,25.

Normalmente, o sistema libera o acesso ao site da Polícia Federal um dia depois do pagamento ser efetuado. Seu acesso será liberado para poder fazer o agendamento do atendimento no site.

Além disso, é preciso levar o comprovante de pagamento impresso para a DPF.

Depois de ingressar com seu CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema te indicará as cidades e respectivamente seus postos disponíveis. Além dos dias e horários livres de cada um.

VIAGEM INTERNACIONAL: 5 DICAS DE SEGURANÇA QUE VOCÊ PRECISA SABER

4. Leve a documentação até o posto

Depois de agendar seu atendimento, você deve comparecer no posto selecionado de acordo com dia e horário marcado, para apresentar sua documentação. Então, você deve levar seus documentos originais citados no tópico 1, mais o comprovante da GRU paga e o número de protocolo da solicitação do passaporte.

Durante o atendimento será tirada uma foto sua 3×4. Assim como, suas digitais e assinatura serão colhidas.

Se você for renovar o passaporte, é obrigatório levar o anterior, para que ele seja cancelado fisicamente. Ou seja, o mesmo receberá um carimbo com a mensagem “passaporte cancelado” em todas as páginas.

Quando acabar o atendimento, você deverá agendar a data para retirar o passaporte. O prazo para tirar o documento pode variar, principalmente em épocas de grandes demandas, o sistema se sobrecarrega. Porém, geralmente o prazo é de seis dias úteis.

Por isso, é possível acompanhar o andamento da solicitação. O número de protocolo usado para acompanhar o andamento é o que será entregue a você no atendimento no posto.

5. Retire seu passaporte

A tão sonhada hora chegou! Hora de ter seu passaporte em mãos. Compareça no posto, com o seu RG e o protocolo no horário indicado.

A validade do passaporte é de dez anos. Portanto, se o seu está próximo do vencimento pode tirar um novo antes de expirar, seguindo os passos acima.

Pronto, agora você pode viajar!

Conclusão

Ademais, nós da Euro Star esperamos que este artigo te ajude a tirar seu passaporte. Nós também podemos te ajudar a estreia-lo com muitas viagens. Entre em contato conosco.