Viajar por conta própria e planejar tudo sozinho pela internet ou ir a uma agência e fechar um pacote de viagens com tudo programado e incluso?

Essa dúvida faz parte do imaginário da maioria das pessoas, mas antes que qualquer explicação sobre qual dessas viagens é a mais cara, precisamos entender o que cada uma tem a oferecer.

Quando a gente compra passagens pela internet, reserva hotel e traça um roteiro, a primeira coisa que queremos é ir ao lugar dos sonhos pagando pouco e conhecendo o máximo de atrações possíveis. E para que isso aconteça, você, inevitavelmente, precisará se sentar à frente de um computador e iniciar as buscas.

Em qual site comprar passagem? Será que de madrugada tem passagens mais baratas? Qual cia área é melhor? Será que comprar em sites de compras tem mais vantagem? Isso só em relação às passagens, mas tem muito mais coisas que precisamos acertar antes de uma viagem, ainda mais se for para fora do Brasil.

Já pensou em vistos, câmbio, tamanho da bagagem, peso, reserva de hotel, transporte local e vacinas? Pois é, tudo isso você precisará descobrir sozinho se for viajar por conta própria. Você passará horas e horas, dias e dias para realizar seu planejamento, ficando à mercê da sorte, já que nem sempre você conseguirá referências da hospedagem que escolheu e nem terá a garantia de que conseguiu comprar a passagem mais em conta.

Mas com uma agência você só precisará escolher sua viagem e negociar preços e condições de pagamentos. Vale dizer que nem sempre os preços praticados por agências são mais caros se comparados com o que você gastaria para viajar por conta própria comprando pela internet. Muitas agências possuem parcerias com hotéis e guias turísticos com descontos muito atrativos, podendo oferecer pacotes que cabem no seu bolso.

Claro que as agências vão cobrar por seus serviços, afinal é seu ganha pão. Contudo, para que elas sobrevivam à era da informação, competindo com as vendas online, cada vez mais precisam buscar diferenciais e novas parcerias para ofertarem preços melhores a seus clientes.

Dessa maneira, é muito importante ressaltar que a viagem com agências pode sim sair mais em conta em relação à viagem comprada online, pois nem sempre a pessoa vai encontrar boas acomodações e passagens baratas. Na realidade, comprando pela internet a pessoa pode entrar numa verdadeira furada, correndo riscos desnecessários e, ao final, o que deveria sair barato sai caro.

Hoje em dia viajar com o auxílio de agências se tornou algo muito mais democrático para o brasileiro, já que as agências se flexibilizaram com o objetivo de atrair nova clientela e oferecer pacotes e condições de pagamentos cada vez mais vantajosos e adequados ao cliente. Além disso, contar com serviços especializados é a melhor maneira de viajar mais tranquilo e seguro. Se você é uma dessas pessoas que busca por preço justo, mas com qualidade, certamente que a compra de sua viagem com uma agência será a melhor escolha para garantir que a viagem dos sonhos não se torne um pesadelo.