O carnaval do Brasil é famoso mundialmente, e não é por menos! São muitas praias, cidades turísticas, cores, samba e folia, sempre tomando conta das ruas do nosso país.

Se você é daquelas pessoas que não abrem mão de curtir a festa em grande estilo, confira agora nossa seleção com os 10 melhores lugares no Brasil para curtir o carnaval desse ano.

1. Salvador, Bahia

É impossível tocar no assunto carnaval, sem lembrar de Salvador. É na capital baiana que os trios elétricos recebem os maiores artistas brasileiros e fazem seus circuitos pelos principais pontos da cidade.

Também tem o famosíssimo circuito Barra-Ondina, onde dá para curtir outros tipos de música e pular atrás dos trios elétricos durante todos os dias da folia. E é claro que para recarregar as energias, você poderá comer um delicioso acarajé, vatapá e caruru e aproveitar os dias ensolarados em algumas das lindas praias.

2. Recife, Pernambuco

O carnaval de Recife é um verdadeiro mosaico de sonoridades e cores e, claro, é muito divertido. Pelas ruas da capital de Pernambuco, há desfiles de blocos tradicionais de frevo, caboclinho e maracatu — como o Galo da Madrugada, que sempre disputa com o Cordão do Bola Preta do Rio de Janeiro o título de maior bloco do mundo — e apresentações musicais de artistas locais e de outras cidades brasileiras em palcos fixos.

3. Olinda, Pernambuco

Olinda é uma cidade histórica, pacata e fica a apenas 6 quilômetros de Recife. No carnaval, contudo, as ruas fervem, pois lá é promovido um dos mais famosos carnavais do país, com desfiles de blocos de maracatu, frevo, samba e apresentações musicais de artistas famosos do país.

Entre as diversas marchinhas e blocos de carnaval, Olinda é muito famosa pelos bonecos gigantes que desfilam pela cidade com aquelas fantasias coloridas e divertidas, com um pouco mais de 3 metros de altura, que retratam a feição de pessoas famosas pelo mundo e grandes figuras da cultura brasileira.

4. Ouro Preto, Minas Gerais

As históricas ladeiras de Ouro Preto recebem milhares de foliões no carnaval, que é apreciado sobretudo por turistas do Rio de Janeiro, Espirito Santo e São Paulo. Esta talvez seja a opção mais interessante para jovens, pois as inúmeras repúblicas estudantis ficam lotadas e cada uma delas promove a própria festa.

5. São Luís do Paraitinga, São Paulo

A cidade de São Luís do Paraitinga tem um pouco mais de 10 mil habitantes e realiza um dos mais interessantes carnavais do interior de São Paulo. Os blocos de marchinhas animam os cerca 30 mil foliões diários de todas as idades, dispostos a curtir uma festa com características nostálgicas, mas que não deixa de apresentar novidades todos os anos. Caso você ainda não conheça, vale a pena descobrir!

Se você curte o carnaval tradicional e as marchinhas, São Luís do Paraitinga em São Paulo, é o lugar ideal para você! Lá é até proibido tocar axé, funk e pagode. A cidade tem os chamados “10 Mandamentos o Folião” que são seguidos à risca pelos moradores e visitantes.

6. Diamantina, Minas Gerais

Diamantina, além de ser a terra das cachoeiras mineiras, é também o berço de um intenso carnaval. Dizem que para curtir o carnaval em Diamantina é preciso ter bastante disposição e um bom preparo físico.

Diamantina divide com Ouro Preto o posto de melhor carnaval de Minas Gerais e é claro que os festejos na belíssima cidade mineira também estão entre os principais do Brasil. Todos os anos, turistas do Brasil inteiro acompanham os blocos pelas ruas da cidade e assistem aos shows que acontecem na Praça do Mercado Velho.

7. Manaus, Amazonas

Mesclando apresentação de blocos de rua que movimentam o público ao som de ritmos regionais, forró e marchinhas, com apresentações de escolas de samba, a festividade na capital amazonense pode não ter a fama de outras festas pelo país, mas conquista muitos admiradores pela autenticidade e a sintonia com a cultura local.

8. Porto Seguro, Bahia

Quer se divertir e também relaxar? Porto Seguro é a melhor pedida. O que não falta na cidade baiana são praias paradisíacas de águas mornas e brisa fresquinha, o que no meio de uma curtição e outra cai muito bem.

E os embalos não faltam na cidade do descobrimento: o visitante poderá ir aos blocos de rua, curtir o tradicional CarnaPorto — uma festa que acontece na areia da praia de Taperapuã e conta com a apresentação de artistas de sucesso — e apreciar os atrativos da ilha dos Aquários.

9. Votuporanga, São Paulo

Apontado por muitos festeiros como o melhor de São Paulo e um dos mais empolgantes do Brasil, o carnaval de Votuporanga deixa o carnaval de São Paulo em altíssimo nível. Desde 2007, o grande protagonista do carnaval votuporanguense é o bloco Oba Oba, uma mescla de blocos tradicionais da cidade que anima foliões de todas as regiões do Brasil.

10. Rio de Janeiro

E para fechar a nossa lista, não poderíamos deixar de falar do Rio de Janeiro. Mas nem só de Sapucaí e Copacabana vive o carnaval carioca. A cidade inteira entre no clima de carnaval e muitas ruas são tomadas por trios elétricos, blocos e bandas, que reúnem milhares de pessoas do mundo todo, todos os anos.

O desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro está entre os espetáculos mais grandiosos do Brasil. Ter oportunidade de assistir à Mangueira, Salgueiro, Unidos da Tijuca, Portela e todas as outras na arquibancada ou no camarote é uma experiência ímpar, afinal os carros alegóricos ornamentados, alas fantasiadas, as coreografias da comissão de frente e o embalo rítmico do samba empolgam e arrepiam quando passam pela Marquês de Sapucaí.

O que você achou de nossa lista? Qual outro lugar você considera um dos melhores carnavais do Brasil? Conta pra gente!