O primeiro feriado nacional do ano, o Carnaval, deixa o Brasil quase todo colorido com sua folia. Mas há locais que a serpentina, a marchinha, o axé e os blocos de rua ainda não tomaram conta do clima.

Se você não é muito fã das multidões e da festança dessa época do ano, e mesmo assim não abre mão de curtir um bom feriado ainda aqui no Brasil, confira a nossa lista com 10 lugares para fugir do carnaval e curtir os dias de folga com sossego.

1. Gramado, Rio Grande do Sul

Quer curtir o carnaval tranquilo? Sem dúvida, Gramado é um dos melhores lugares para fugir do carnaval! É uma excelente opção para quem prefere aproveitar o feriado com mais tranquilidade, aliado a ótima infraestrutura que a cidade oferece.

Ao contrário de outras épocas do ano, Gramado passa quase que despercebida pelos turistas durante o carnaval. Ainda assim, há o Gramado Fantasia, conhecido como um dos maiores carnavais de salão do mundo, mas nada que atrapalhe o sossego que você busca.

Além de ser uma das cidades mais preparadas do país para receber os turistas, nessa época, os preços de hospedagem ficam abaixo da média, já que o período é considerado baixa temporada.

2. Fernando de Noronha, Pernambuco

O Arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no Estado de Pernambuco, é considerado um dos lugares mais bonitos e preservados do Brasil. Parte desta fama pode ser explicada por suas praias paradisíacas. O destaque fica para Baía do Sancho, uma das praias mais bonitas do planeta, segundo pesquisa divulgada pelo site de viagens TripAdvisor. Seja para curtir em família ou se aventurar pela natureza, o destino é a opção certa para quem quer conhecer lugares incríveis.

3. Caldas Novas, Goiás

Caldas Novas é um dos destinos mais receptivos para viagens com crianças e terceira idade, devido a ótima infraestrutura e águas quentinhas. Um lugar ideal para passar um carnaval em família, mais tranquilo e sem folia.

4. Porto de Galinhas, Pernambuco

Um dos principais destinos turísticos de Pernambuco, Porto de Galinhas abriga imensas piscinas naturais de águas cristalinas e esverdeadas. Não é à toa que o local abriga algumas das praias mais bonitas do Brasil. Seja para praticar mergulho, snorkeling ou simplesmente relaxar enquanto o tempo passa devagar, o destino é uma ótima pedida. Resorts all inclusive e grandes hotéis fazem parte das opções de hospedagem por lá.

5. Bonito, Mato Grosso do Sul

Sugestão de programa para o domingo de Carnaval: mergulhar num aquário natural em Bonito. Uau! A capital brasileira do ecoturismo é mesmo um dos melhores lugares para fugir do Carnaval. Bonito, no Mato Grosso do Sul, não poderia fazer mais jus ao seu nome. Trata-se da cidade mais famosa do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que também inclui Jardim e Guia Lopes da Laguna.

Aproveitar as paisagens naturais de Bonito será o antídoto perfeito para a folia de Momo. Mas não que precise ficar parado por lá. Ao contrário, há muitas opções de adrenalina e aventura, como praticar snorkel e “flutuação” no Rio de Prata, com suas águas absurdamente cristalinas; ou simplesmente se encantar com a beleza única da Gruta do Lago Azul.

6. São Miguel dos Milagres, Alagoas

A Costa dos Corais, em Alagoas, abriga diversas praias, mas é São Miguel dos Milagres que tem ganhado o maior destaque nos últimos anos. Milagres, que fica apenas 50 km da capital Maceió, finalmente se tornou um polo turístico. Durante o Ano-Novo é possível encontrar bastante agito e diversas festas por lá, mas no restante do ano se torna um local ideal para quem quer curtir o sossego e admirar boas paisagens.

7. Caraíva, Bahia

Um dos destinos mais paradisíacos da Bahia é também um dos locais mais calmos e rústicos do Brasil! Caraíva, a cerca de 65 km de Porto Seguro, abriga pequenas pousadas e restaurantes sem tirar o charme da Vila de Pescadores do destino. Praias praticamente intocadas junto com rios e lagoas de água doce formam a paisagem local.

8. Jalapão, Tocantins

Localizado em Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão é uma região que encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana! Por ser uma rota não muito procurada pelos turistas, a ideia é visitá-lo agora, já que os preços não estão tão altos e as paisagens são muito bem preservadas. O destino é indicado para os amantes de aventura e paisagens naturais, já que, apesar do isolamento e do clima de deserto, a região está entre as mais bonitas do país graças à vida e às cores que emanam da natureza.

9. Nobres, Mato Grosso

Quer fugir do carnaval para um paraíso? No distrito de Bom Jardim, em Nobres, o viajante encontra belezas naturais quase que intocadas e ainda pouco exploradas pelos turistas. O reduto fica a 150 km de distância de Cuiabá, com rios cristalinos, cheios de peixes, grutas e cachoeiras belíssimas.

É impossível não comparar as atrações de Nobres às de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A diferença entre as duas cidades é que Nobres têm preços definitivamente mais em conta, em especial, no carnaval quando é baixa temporada na região.

10. Pouso do Cajaíba, Rio de Janeiro

Se você quer conhecer lugares quase desconhecidos, precisa visitar Pouso da Cajaíba, no litoral sul de Paraty. A Enseada do Pouso, a cerca de 2 horas de barco de Paraty, possui belas praias e uma região totalmente preservada por uma Reserva Ecológica. Dentre essas praias destaca-se a Praia do Pouso da Cajaíba, que possui mais infraestrutura, apesar de ser uma das menores, com pouco mais de 300 metros de extensão. Habitada por uma pequena vila de pescadores, a praia tem seu acesso restrito (apenas por barco), o que faz do lugar o perfeito refúgio para quem busca tranquilidade e um belo visual. O mar de águas verdes e calmas também oferece boas opções para prática do mergulho

O que você achou de nossa lista? Quais outras cidades você recomenda? Conta pra gente!